O futuro dos residenciais terapêuticos

O futuro dos residenciais terapêuticos

30/11/2021 0 Por Mental Senior

O aumento da longevidade humana juntamente com o envelhecimento da população (aumento proporcional dos idosos) pode ser considerado o fenômeno mais importante a nível mundial da atualidade, com sérias implicações sociais, econômicas e de saúde. Países como Brasil vivenciam esse fenômeno desde meados do século passado, porém de forma muito mais acelerada do que os países mais desenvolvidos, que iniciaram esse processo há mais de um século. 

O envelhecimento é um processo complexo e contraditório que nos acompanha a todos, sem exceção, ao longo de toda a vida. Trata-se de uma experiência multifacetada, plural, influenciada por fatores como gênero, estado civil, nível socioeconômico, condições de saúde, estilo de vida e outros. Para além de suas determinações cronológicas e biológicas, a velhice é uma construção sociocultural. Em uma sociedade voltada para a potência e consumo muitas vezes o processo de envelhecimento vem acompanhado por constrangimento e isolamento.

Os Residenciais Terapêuticos surgem nesse contexto, como uma alternativa que pretende promover a dignidade e a vida às pessoas que avançam em direção ao envelhecimento sendo consideradas socialmente como idosos.

Diferentemente do conceito antiquado de asilo ou casa de repouso, que guardam para si o estigma de serem lugares que funcionam menos para seus moradores e mais para seus familiares, que encontram nesses espaços um local para se alienar do familiar em questão. O Residencial Terapêutico surge como um lugar que se orienta essencialmente pelo bem-estar e felicidade de seus moradores.

Nesse sentido Residencial Terapêutico se destaca pelo seu atendimento personalizado, a busca pelo bem-estar dos moradores, o entendimento da vida como algo conjunto e a população que nele se abriga como uma comunidade. No contexto do Residencial Terapêutico, e mais especialmente à Mental Sênior, são propostas atividades como oficinas, terapias personalizadas, dinâmicas de grupo. O viver em conjunto é celebrado e estimulado ao mesmo tempo que as especificidades dos seus moradores também. O foco é essencialmente a promoção da dignidade e bem-estar daqueles que decidem por viver em comunidade.

Entre em contato por telefone ou WhatsApp e agende a sua visita agora mesmo.
O bem-estar da sua família é o nosso diferencial.

Contato:
(11) 5573-7358/ 5575-2078
(11) 9.9264-1141 (wpp)
mentalsenior.com.br