Jornal do Bem – 4ª Edição

Jornal do Bem – 4ª Edição

05/10/2021 0 Por Mental Senior

ESTÁGIO EM GERONTOLOGIA

EDITORIAL

Somos estagiários do Apresentamos a última edição Residencial Terapêutico Mental deste semestre do Jornal do Sênior. Estamos no 4º ano do Bem. Nosso objetivo foi trazer bacharelado em Gerontologia notícias, de modo leve  e na Escola de Artes, Ciências e informativo, a fim de propiciar Humanidades da USP – a momentos de aprendizado e conhecida USP Leste. boas energias.

Equipe de estagiários: Beatriz Alonso, Cleusa Morales, Flávia Veloso, Gabriela Dimani, Geovana Gomes, IsabelaAraújo,  Jeane Viana, Refferson Lima e Victor Hoffman. Tutor (a): Profa. Dr. Maria Luisa Trindade Bestetti.

Idosos usam bordado para retratar memórias e superar traumas em Montes Claros (MG)

Idosos de um Centro de Referência de Assistência Social mineiro estimulam sua resiliência ao reunir seus trabalhos em colcha de bordados.

O pedido da mãe para escolher e pregar os botões nas roupas que costurava é guardado com carinho nas lembranças de Irma Regina Lima. Com ajuda de linha e agulha, ela retratou a recordação em uma colcha de bordados, que conta as histórias e memórias de mais de 40 idosos. A colcha pode ser vista em um shopping de Montes Claros (MG) e faz parte de uma exposição de peças confeccionadas pelo Grupo Travessia, do Centro de Referência de Assistência Social do Maracanã.

“As agulhas os ajudaram a ressignificarem as emoções, cada bordado é uma pedaço de uma história. Atendemos famílias em situação de vulnerabilidade e, muitas vezes, cada ponto retrata o que eles sequer têm coragem de falar, é a materialização do sentimento”, explica a coordenadora do CRAS Maracanã, Cláudia Gislene Rocha Fonseca. A colcha tem mais de três metros e demorou três meses para ficar pronta. Idosos de 60 a 82 anos participaram da confecção, muitos envolvidos não sabiam bordar quando começaram a frequentar o CRAS.

Veja aqui algumas das técnicas mais milenares do bordado. Entre tantas, estamos dando destaque a três delas: o Bordado com fios de seda; a Pintura de Agulha e o Ponto Cruz. Vamos conhecer um pouco mais de cada uma?

Bordados com fios de seda, uma arte milenar.

Confeccionar bordados à mão com fios de seda é uma técnica milenar. Na China, o bordado com fios de seda é passado de mãe para filha, pelo menos há 3.000 anos. Durante a dinastia Han (202 a.C.-220 d.C.), essa forma de arte era vista como um habilidade a cultivar e era uma indicação do grau de educação da mulher. Moças refinadas eram cuidadosamente treinadas para usar habilidosamente a agulha e linhas de bordar. Em 1911, bordados chineses com fios de seda foram exibidos em Torino, na Itália, recebendo altas honras e reconhecimento. A partir de então, o bordado com fio de seda passou a ser respeitado no cenário mundial como arte, porque combina perspectiva artística com habilidade em nível verdadeiramente elevado.

Técnica da Pintura de Agulha

O nome “pintura de agulha” deixa bem claro que a técnica consiste em dar um aspecto de pintura ao ato de bordar, ou seja, realizar um bordado de aspecto mais realista, com cores, nuances e sombras que simulem de fato uma pintura. A técnica remonta estratégias já conhecidas no mundo da ilustração e, por isso, as sombras, o volume e as estruturas têm muito destaque em toda a composição do bordado. Atualmente este estilo está em alta no mundo do bordado, por conta dos efeitos inacreditáveis que este tipo de técnica pode alcançar no resultado final, sendo assim, uma das que são usadas no bordado livre.

Ponto Cruz

Ponto-cruz é uma forma popular de bordado em fios contados na qual os pontos têm formato de “X”. O artista conta as linhas da trama do tecido que deve ter a trama uniforme (como o tecido de linho) em cada direção, de modo que os pontos fiquem de tamanho e aparência uniformes. Por vezes, o ponto-cruz é feito sobre desenhos impressos no tecido; o artista simplesmente faz os pontos sobre o padrão impresso. O ponto-cruz também é executado facilmente em um tecido de fios contados, de modo que as tramas do tecido não precisam ser contadas de fato.

Nascido em 1927 na capital João Pessoa, Ariano Suassuna foi um autor brasileiro e grande defensor de nossa cultura. Atuou como professor, advogado, dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta. Ocupou desde 1990 a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras pela relevância de suas obras. Entre elas, a mais conhecida é o Auto da Compadecida, que também foi retratada no cinema.

Em sua carreira teve importantes cargos públicos, como secretário da Cultura em Pernambuco. Dono de um humor simples e autor de diversas histórias que encantam até hoje.

Falecido em 2014, permanece vivo em nossas memórias.

Vamos assistir algumas de suas histórias engraçadas?

Autógrafos para Wheydja, Whemytta e HugoVisitas chatas

Agora vamos falar do apresentador do programa Sr Brasil, o Rolando Boldrin, lembram-se dele?

Ele nasceu em 1936 no interior de SP e desde criança tocava viola nas rádios de São João da Barra. Veio para SP e teve vários trabalhos antes de surgir uma oportunidade nos palcos. Participou de mais de 20 novelas e desde 1980 atua como apresentador do Programa SR BRASIL, que atualmente pode ser visto na TV Cultura, recebendo grandes nomes da cultura brasileira, desde artistas regionais, até grandes nomes da música, como Renato Teixeira, Luiz

Melodia, Almir Sater, Milton Nascimento, entre tantos outros

O ponto alto do Sr Brasil é o momento em que ele conta o causo da semana ou dia. Vamos assistir?

Um caboclo mineiro se orgulhava de saber de onde uma pinga era só pelo sabor.

Mas é claro que alguém quis colocar este conhecimento à prova.

A importância da Arte no processo de Envelhecimento

A arte é uma importante contribuinte para a qualidade de vida uma vez que propicia competências sociais, artísticas e culturais. Entre as variadas vertentes de trabalho na arte, as artes manuais, são capazes de estimular, em quem as pratica, benefícios à saúde e sensação de bem-estar.

Acima, por exemplo, temos um exemplo de uma arte manual chamada Decoupage, que consiste em uma técnica de decoração com cortes de papel. A professora Drª. Mônica Yassuda, psicóloga e pesquisadora na área de cognição e envelhecimento, recomenda a prática de atividades manuais, que demandam atenção, planejamento, criação, que promovam a distração, desenvolvam a criatividade e descontração, como jogos, pintura, marcenaria, artesanato, crochê, entre outros, pois assim é possível promover melhora da reserva cognitiva, ou seja, ajuda a proteger a mente. Além disso, estudos comprovam que a prática de atividades manuais por idosos contribui para prevenção de depressão, promove a socialização, e fortalece a imagem pessoal. É o que Guedes destaca neste fragmento:

“Estudos revelam que a prática de trabalhos manuais desenvolvidas por idosos podem fortalecer a imagem pessoal, a socialização, contribuir para a minimização de impactos decorrentes do envelhecimento e ainda permite o surgimento de habilidades artísticas ou seu aprimoramento” (GUEDES et al., 2011, p. 732).

Além dos temas abordados na 4ª Edição do Jornal do Bem, deixamos aqui algumas sugestões de atividades artísticas que podem ser visitadas on-line ou assistidas/praticadas na própria Mental Sênior.

Cinema

Inspirado nas Obras de Tarsila do Amaral, o filme traz as aventuras de uma menina de 8 anos que se joga em uma aventura bastante entusiasmante, tendo como cenários renomados quadros da artista plástica. A personagem principal, Tarsilinha, traz em desenho animado a personalização de sua sobrinha Tarsilinha do Amaral.

A animação Tarsilinha será um filme para toda a família aproveitar e aprender – Longa deve estrear no segundo semestre de 2021 e deve participar de uma série de festivais pelo mundo. A música tema foi composta por Zeca Baleiro e já foi lançada no ano passado.

Literatura

Agora vamos dar uma dica para os apreciadores de uma boa leitura.

Vamos deixar aqui o link da Coleção Vagalume que foi editada e atualizada para os tempos de pandemia pela Biblioteca Gov. Roberto Magalhães. Neste link encontramos livros clássicos como a obra completa de Sherlock Holmes, Casemiro de Abreu, Castro Alves ou livros mais recentes como Malala ou mesmo Senhor dos Anéis. Basta fazer download do arquivo em pdf e começar a ler.

Acampamento da Biblioteca Virtual

VISITAS ON-LINE A MUSEUS

ESPERAMOS TER TRAZIDOS BOAS NOTÍCIAS!

Os estagiários de Gerontologia da USP continuarão com vocês.