Jornal do bem – 2ª Edição

Jornal do bem – 2ª Edição

21/09/2021 0 Por Mental Senior

ESTÁGIO EM GERONTOLOGIA

EDITORIAL

Somos os novos estagiários do Mental Sênior   Residência Terapêutica. Estamos no 4º ano do bacharelado em Gerontologia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP – a conhecida USP Leste.

Neste semestre daremos início a um Projeto na instituição, nomeado Jornal do Bem. O objetivo deste Jornal é trazer notícias positivas do Brasil e do mundo, de modo leve e informativo. A fim de, propiciar momentos de aprendizado e boas energias.

Equipe de estagiários: Beatriz Alonso, Cleusa Morales, Flávia Veloso, Gabriela Dimani, Geovana Gomes, Isabela Araújo, Jeane Viana, Refferson Lima e Victor Hoffman.

Tutor (a): Profa. Dr. Maria Luisa Trindade Bestett

A IMPORTÂNCIA DA CAMINHADA

Atividade física é toda atividade que nos tire da posição de descanso e gere gasto calórico.

A atividade física mais praticada é a caminhada, que nos ajuda a manter a autonomia e a capacidade de fazer as atividades da vida diária (AVD), além de melhorar a hipertensão e a Diabetes.
Cada pessoa tem suas características próprias e suas preferências, mas uma boa caminhada é apreciada por todos. Pode ser um passeio no quarteirão, uma volta no pátio da casa, uma caminhada na praia. Tudo o que nos move é válido e bem vindo.

Benefícios da caminhada como Atividade Física:

  1. Reduz Inchaço nas pernas e tornozelos, com a redução da retenção de líquidos.
  2. Previne doenças como osteoporose e cardiovasculares com a preservação da integridade de veias e artérias
  3. Fortalecimento muscular, já que com os movimentos os músculos absorvem um maior volume de oxigênio, além de que caminhar movimenta um maior numero de músculos do corpo.
  4. Melhora da Postura Corporal, reduzindo dores musculo-esqueléticas.
  5. Promove Relaxamento pela liberação de hormônios que dão sensação de bem estar físico e psicológico
  6. Melhora na memória e cognição, através da melhora na oxigenação de todas as células pela circulação sanguínea.

Você Sabia ?

A maior distância percorrida caminhando, foi feita por Jesse Castenda, em 1976, em Albuquerque, Novo México – EUA.
Em 24 horas, Jesse percorreu quase 229 quilômetros. (228km930m)

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NA IMPORTÂNCIA DA EDUÇÃO FÍSICA?

A Educação Física é a área do conhecimento que se dedica ao desenvolvimento da saúde integral das pessoas. Por meio de atividades físicas coletivas ou individuais, como jogos e esportes, a Educação Física promove experiências construtivas de convivência, cidadania e consciência corporal. Além, é claro, de estimular um estilo de vida saudável.

Ela também contribui para a socialização dos sujeitos. Através das atividades em grupo, as pessoas têm a oportunidade de conviver com diferentes limites e realidades. Dessa forma, é possível aprender a respeitar o outro, conhecer os próprios limites e desenvolver uma consciência cidadã.

A socialização também contribui para o desenvolvimento do espírito esportivo e a autoconfiança. E cria a sensação de pertencimento que estimula uma boa autoestima.

CURIOSIDADES

Mitos e Verdades sobre exercícios físicos

1 – Exercício melhora o humor e o bem-estar; 

2 – O período mais indicado para o exercício é pela manhã;

3 – Malhar em jejum emagrece;

4 – Quem sofre com dor nas costas não deve se exercitar;

5 – Caminhar diminui dores nas articulações;   

6 – Caminhar ajuda a diminuir os riscos de Câncer de Mama;

7 – Caminhar melhora a qualidade do seu sono.

ESTUDOS DESTACAM PONTOS POSITIVOS DA CAMINHADA, SÓ OU ACOMPANHADO

De acordo com especialistas, caminhar em qualquer ritmo, desde que de forma regular, é capaz de promover inúmeros benefícios, à exemplo da Redução dos níveis glicêmicos; Redução dos níveis de colesterol sanguíneo; Auxílio no processo de emagrecimento; Melhora de quadros de ansiedade e depressão; Redução dos riscos de morte prematura em decorrência de doenças crônico-degenerativas como hipertensão, diabetes e câncer.

Vale destacar que os benefícios da caminhada para a saúde física são os mesmos sendo ela praticada em companhia ou de forma solitária, desde que sejam seguidas as orientações profissionais para alcançar o objetivo pretendido. Porém, ter companhia pode ser uma maneira de desenvolver e fortalecer aspectos psicológicos, tais como a satisfação pela presença de alguém querido, sensação de aceitação e pertencimento e elevação da autoestima e da segurança

Agora para fechar nossa segunda edição, trazemos um pouco de conteúdo gerontológico para vocês!

Você sabe qual a relação entre autoestima, atividade física e envelhecimento?

Sabemos que praticar atividade física libera endorfina no cérebro, o que nos dá uma forte sensação de bem estar.

Dois Psicólogos da Universidade de Sevilha fizeram um estudo sobre a relação entre a autoestima nos idosos acima de 65 anos e o exercício físico. Segundo o estudo de Alfonso Javier García González e Facundo Froment publicado no portal Dialnet, concluiram que para a preservação da qualidade de vida e da boa saúde durante a velhice, a prática de atividade física constitui um aspecto essencial pois age em três aspectos: distração, autoeficácia e relações sociais, ou seja:

  1. Atua como uma distração dentro da cotidianidade e fortalece o estado de ânimo
  2. Age na motivação para realizar atividade física, o que pressupõe um aumento do autoconceito, da auto eficácia e da autodeterminação das pessoas.
  3. As atividades físicas permitem a interação social e o compartilhamento de experiências.

Os resultados do estudo mostraram que os idosos que realizam atividade física com frequência percebem uma autoestima pessoal positiva, enquanto que os idosos sedentárias percebem em menor medida uma autoestima pessoal.

Em nosso curso de Gerontologia, estudamos que as atividades físicas podem colaborar no controle e na prevenção de doenças como osteoporose, hipertensão, diabetes, depressão, entre outras e nós, alunos e docentes do curso, defendemos que a atividade física leve é uma prática que deve ser adotada ao longo da vida e que não há idade nem tempo ideal para começar, ou seja, hoje é um ótimo dia para começar com uma caminhada. Vamos lá?

Confira na próxima edição…

Você sabe a importância da tecnologia para estimular a memória?