A importância de Atividades Físicas para Idosos

A importância de Atividades Físicas para Idosos

26/01/2022 0 Por Mental Senior

O aumento da longevidade é uma tendência global, inclusive no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no período de 2000 a 2015, a expectativa de vida aumentou em cerca de 5 anos, em todo o mundo. Com o envelhecimento da população, é cada vez mais necessário traçar estratégias que permitam que essas pessoas vivam a velhice de forma saudável e produtiva, com qualidade de vida. A prática de atividades físicas contribui muito para esse objetivo.

Atividades Físicas para Idosos

A atividade física é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente na terceira idade. Os exercícios físicos agem sobre o envelhecimento, prevenindo o atrofiamento precoce e, com isso, a limitação funcional. Promovem a manutenção do tônus muscular e reduzem a perda óssea. Melhoram a capacidade cardiorrespiratória e ajudam a regular os índices de glicemia, colesterol e triglicérides, prevenindo doenças como diabetes e hipertensão.

Segundo uma pesquisa britânica publicada em 2018, até as atividades leves e simples, como passear pela vizinhança, cuidar do jardim ou brincar ao ar livre com os netos, podem contribuir muito para a saúde dos idosos. Segundo os pesquisadores, algumas horas semanais de atividades físicas já são suficientes para diminuir o risco de morte.

Além de todos esses benefícios, a prática de atividade física melhora a autoestima e a disposição dos idosos. Estimula a memória e a coordenação motora e também se justifica pela promoção da socialização, por meio de grupos de atividades e lazer, levando até a estabilização de doenças neurológicas.

Nunca é tarde para começar a praticar exercícios, mas sempre após uma avaliação médica e com moderação, respeitando os limites e progredindo com cautela.

Veja também: